Imagem com chuvisco. Limpe seu videocassete, salve suas fitas em dvd.

Limpe seu videocassete e salve suas fitas em DVD.

Videocassete VHS

Com o surgimento do DVD, o videocassete ficou esquecido, e milhões de fitas se deterioram com o passar do tempo, filmagens de casamentos, festas, o nascimento dos filhos poderão se perder se não for digitalizado em DVD o mais depressa possível. Passar as velhas fitas para um DVD exige tempo e cuidados com o material. O videocassete por diversas vezes precisará ser limpado para garantir a qualidade na imagem no decorrer da digitalização, fitas com um grau avançado de deterioração depositam sujeira no sistema de leitura do videocassete que deverá ser limpado com frequência até o término da edição da fita.

Apresentarei um passo a passo de como realizar corretamente a limpeza do mecanismo do seu videocassete. Opa… meu videocassete é autolimpante… Mesmo assim é necessário, porque o autolimpante não realiza a limpeza total do mecanismo onde passa a fita, sendo necessária realizar uma limpeza manual.

Realizaremos nosso passo a passo, utilizando um modelo que possui um mecanismo comum, muito utilizado também em outras marcas.

Videocassete de uso doméstico, padrão VHS-C. Limpeza do mecanismo, cabeças de controle e Imagem.

Com o aparelho desconectado da tomada, retiramos a tampa superior, solte os parafusos laterais e os traseiros se existir.Agora podemos ver o mecanismo parcialmente, a região onde precisamos realizar a limpeza não está visivel, neste modelo a placa do circuito está cobrindo parte do mecanismo. Neste modelo temos que soltar a placa do circuito também.Solte os parafusos que prendem a placa do circuito no chassis, veja a figura abaixo.

Placa do videocassete

Com a placa do circuito solta e suspensa, temos acesso total ao mecanismo do videocassete, tome cuidado ao manusear os cabos flexíveis para não soltarem de seus conectores, estes cabos são apenas encaixados nos conectores e podem sair com facilidade.

Mecanismo do videocassete

Ligue o videocassete na tomada e coloque uma fita para rodar, o mecanismo carrega a fita até o cilindro central (cabeçote de vídeo) e começa a reproduzir a imagem, neste momento você pode ver todo o trajeto da fita, é todo este percurso que deverá ser limpo para que tenhamos uma imagem e som perfeitos no televisor. A sujeira depositada nas partes do mecanismo, podem ocasionar problemas nas gravações de fitas virgens, não sendo possível assistir o que foi gravado, manter o mecanismo sempre em perfeito funcionamento garantem a gravação e a reprodução das fitas com qualidade total em som e imagem.

Percurso da fita no mecanismo do videocassete

Componentes do mecanismo no videocassete

Pressione eject e aguarde o descarregamento da fita.

RETIRE A FITA E DESLIGUE O EQUIPAMENTO DA TOMADA. Observe na figura ao lado os pontos de limpeza de acordo com o trajeto da fita, todos estes pontos devem ser limpos com álcool isopropílico (encontrado em farmácias) utilizando cotonetes ou um pano macio que não solte fiapos.Começe limpando o poste de entrada, em seguida, a cabeça apagadora total, o poste de saída, a cabeça de controle e som, o capstan e o rolo pressor. A limpeza do cilindro merece uma atenção especial como veremos adiante.

Limpeza do poste de entradaLimpeza da cabeça apagadora totalLimpeza da cabeca ctl, capstan e rolopressor

Limpeza do poste entrada. Limpeza da cabeça apagadora total e do guia da fita. Limpeza da cabeça de controle (CTL), som, capstan, rolo pressor e poste saída.

Cilindro

LIMPEZA DO CILINDRO: O cilindro se divide em duas partes. Na parte superior temos o cilindro giratório onde estão as cabeças de vídeo. Na parte inferior temos o motor que está preso ao chassis do mecanismo. A limpeza deve ser feita em ambas as partes como descrevemos a seguir

Primeiramente limpe a parte inferior (parte fixa) do motor do cilindro, observe a presença de sujeira no friso do percurso da fita, toda a sujeira deve ser retirada com um cotonete umedecido em álcool isopropílico.

Atenção : Tome o cuidado de não tocar o cotonete nas cabeças de leitura do cilindro giratório, para não encher de fiapos de cotonete, a limpeza do cilindro superior NÃO deve ser realizada com cotonete ou algo similar.

Limpeza do motor no cilindro

Papel utilizado em impressoras

Para a correta limpeza do cilindo superior giratório, utilizaremos tiras de papel branco (papel A4 utilizado em impressoras) umidecidos em álcool isopropílico. Dica : Utilize uma tira dupla de papel, fica mais facil de segura-lo contra o cilindro no ato da limpeza.

Segure a tira de papel na vertical umedecido em álcool isopropílico com o polegar e o dedo indicador. Com o dedo indicador precione levemente a tira de papel contra o cilindro giratório. Em seguida com a outra mão, gire o cilindro devagar de modo que as cabeças de leitura passem várias vezes pelo papel umedecido em álcool isopropílico.

Limpeza do cilindro superior

Limpeza do cilindro superior

Realize o procedimento trocando por diversas vezes o papel por um pedaço limpo ou quando notar que o álcool secou, no papel perceberá a sujeira que estava depositada nas cabeças de leitura e gravação da imagem.

ATENÇÃO : Não realize movimentos verticais para limpar o cilindo giratório, apenas mantenha o papel fixo e gire o cilindro vagarosamente; movimentos de limpeza verticais poderão quebrar a frágil cabeça de leitura e gravação e o cilindro ficará inutilizado. Se você é do tipo suador, convém utilizar uma luva de tecido para manusear o cilindro, evitando assim a oxidação futura do mesmo. JAMAIS FAÇA ESTE PROCEDIMENTO COM O VIDEO CASSETE EM FUNCIONAMENTO OU COM O CILINDRO GIRANDO EM ALTA VELOCIDADE.

Observe no papel a sujeira que estava depositada no cilindro, realize a limpeza por diversas vezes, até notar que não esteja mais saindo sujeira no papel.

Papel sujo

Este procedimento de limpeza, também poderá ser realizado em filmadoras que utilizam fitas e gravadores DAT com cilindro giratório.

Pronto. Feita a limpeza coloque uma fita em bom estado e comprove os resultados, caso a imagem não aparecer com qualidade normal realize novamente todo o procedimento. Este método resolve apenas problemas na imagem ocasionado por sujeira no trajeto da fita no momento da leitura ou gravação de vídeo e som. Outros defeitos, ou desalinhamento do mecanismo somente poderão ser solucionados em uma oficina especializada.

Quando estiver digitalizando fitas antigas será necessário realizar a limpeza, quando a imagem perder a qualidade. Não utilize fitas que estejam amassadas, isso poderá quebrar as cabeças de leitura e gravação inutilizando o cilindro.

Autor: Marco's

"De nada vale o conhecimento adquirido se não compartilhamos com os outros." SILVA,Olair Marcos. 2019.

20 comentários em “Imagem com chuvisco. Limpe seu videocassete, salve suas fitas em dvd.”

  1. Parabens pelo post. mesmo sendo antigo me ajudou muito hoje. mas ainda tenho um problema me me intriga, quando reproduzo fitas gravadas em SLP roda muito bem, mas se gravado em EP só sai som sem imagem. As vezes a imagem aparece e depois some novamente.

  2. Olá pessoal, estou com uma dúvida: Em um vídeo cassete se o mesmo não estiver lendo o formato EP e LP(sem imagem porém reproduzindo apenas o áudio nestes dois formatos)significa também que o áudio também não será reproduzido corretamente, isso tem haver??

    1. Olá Paulo. Explicando bem simples, a imagem é reproduzida pelo cabeçote giratório, já o som é reproduzido por um cabeçote fixo localizado ao lado do rolo pressor de borracha. Grato pelo comentário.

  3. Boa tarde! Possuo um Gradiente V7… (o LG em roupagem Gradiente)… fiz o procedimento de limpeza que voce indicou mas quando passo a fita (e outras, fiz varios testes) a imagem perde a qualidade e entra com chuviscos por 2 segundos (nao da para ver nada da imagem) e logo após retorna ao normal…. o que poderia ser? desde ja muito obrigado!

    1. Olá Danilo, Abra o aparelho e olhe se a fita esta rodando sem variação na cabeça de controle, veja também se a cabeça de controle está bem limpa. Se a fita se move para cima ou para baixo quando em play, verifique o carretel recolhedor. Outra detalhe: passe o controle do CTL do automático para manual e faça o ajuste manualmente da imagem. Se a fita tiver amassada também pode ocasionar o problema na imagem.

  4. Caro amigo, lendo os comentários acima pude observar que vc é muito prestativo e de boa vontade procura ajudar os que recorrem a vc.

    Meu problema é o seguinte: Tirei o cilindro do meu video cassete (o qual não está com aparência muito bonita), para colocar em outro mais bonito, mas desisti e coloquei o cilindro no mesmo video que ele estava antes. Só que, depois que fiz isso, a imagem fica subindo sem parar e fica preto e branco. O que pode estar acontecendo?

    1. Olá Francisco, Você observou a posição correta? Retire novamente e confira a posição do cilindro em relação ao motor (drum). Depois de soldar os pinos do cilindro, limpe a resina com álcool isopropílico.

  5. Possuo um VR phillips modelo 599\78.Está apresentando o seguinte problema : quando começa a funcionar a fita atinge o final do seu cursol abraçando corretamente o tambor(drum),entretanto se enrosca no rolo pressor parando de funcionar.Já verifiquei o motor de carregamento e a sua correia estão OK.Quero trocar o rolo pressor,porem não existe na sua extremidade superior parafuso ou porca para poder remove-lo.Alguém pode me dar uma dica de como devo proceder? Se porventura alguém tiver manual técnico eletronico e mecanico deste Video,estou interessado em adquiri-lo

    Atenciosamente
    Hydio.

    1. Olá Hydio, De acordo com seu comentário o carregamento da fita está ocorrendo normalmente. O problema pode estar com o sistema de recolhimento da fita, isto é, a fita é puxada pelo rolo pressor e recolhida pelo carretel de recolhimento, o carretel de recolhimento pode estar puxando demais a fita e com isso a fita pode estar saindo por cima ou por baixo do rolo pressor, também pode estar puxando pouco, neste caso a fita sobra depois do rolo pressor. Verifique se o carretel está deslizando corretamente, existe uma película (feltro) que serve como uma embreagem para o carretel deslizar corretamente e recolher a fita de acordo como o rolo vai puxando. Para solucionar o problema retire o conjunto do carretel de recolhimento, desmonte-o e lave todas as peças, inclusive a película de feltro, esta deve estar limpa e seca para poder deslizar suavemente.
      Para trocar o rolo pressor observe que o mesmo vem já com o suporte, então observe onde o suporte está preso ou encaixado e faça a retirada do mesmo com o seu suporte. Bom trabalho.

    1. Olá Leonardo. Geralmente não é necessário, se a imagem ficou boa. Sempre é bom verificar com um osciloscópio como está o sinal envelope na saída do pré-amplificador das cabeças, utilize uma fita padrão para reproduzir. Pode ser necessário um alinhamento fino nos postes de carregamento da fita. Bom trabalho.

  6. caro amigo, possuo 1 vídeo SLV833hfbr que ganhei de um amigo, todo perifeito no mecanismo, porem já tentei de tudo para colocar as fitas , tanto PAL-M como NTSC exibirem cores na tv , não tem jeito, o cilindro estava sujo , limpei mesmo assim nada não tem cor. será que é o cilindro com defeito , detalhe o preto e branco está ótimo… só tem cores nos canais local.2.4.6.7.9.11 e 13. Rio de Janeiro.

    1. Sr. Wilton
      De acordo com a sua explanação, o sistema de cor PAL-M/NTSC não está configurado corretamente no videocassete ou na TV. Se na TV está reproduzindo os canais normais em cores então a TV está em PAL-M, verifique no menu da TV (em Sistema de cor) se está configurado em modo automático, pode estar fixo em PAL-M. Já no videocassete verifique no menu se existe uma configuração (Color System out) tente ajustar para PAL-M. Se não existir tal configuração no videocassete então seu sistema pode ser somente NTSC, neste caso o ajuste deverá ser feito na TV, passe o sistema de cor da TV para automático ou fixe-o na opção NTSC. Tente utilizar os cabos de áudio/vídeo para passar o sinal para a TV, geralmente neste opção o sistema de cor entra automaticamente. Obs: Se o videocassete for saída PAL-G então se não tiver esta opção na TV, a imagem ficará sem cores, também pode haver um defeito no videocassete.

    1. Olá José. Este problema acontece porque o mecanismo de carregamento não se posicionou corretamente. Isso por ocorrer quando temos objetos estranhos dentro do compartimento do cassete (muitas crianças colocam objetos pequenos através da tampa) outra hipótese é que pode ter correias de borracha que estão ressecadas ou deslizando, assim o mecanismo não consegue se posicionar corretamente para o carregamento da fita no cilindro e a fita é descarrega automaticamente. Outra causa pode ser mecanismo fora de posição (desajustado), isso acontece quando a parte mecânica fica desalinhada com a parte eletrônica. Ou se você está tentando gravar algo, veja se os lacres na lateral da fita não estão abertos, se tiver aberto então a fita é descarregada para não haver a gravação e apagamento acidental na fita. Feche-os com um adesivo e tente novamente.

  7. Caso eu passe algodão umedecido no alcool nas cabreças giratorias será que eu estraguei o aparelho?
    Já fiz tudo isto mas a fita não passa
    Existe como saber se é sujeira ou defeito no aparelho?

    1. Olá Luiz, Ao passar algodão nas cabeças giratórias do cilindro no videocassete, pode ter ocorrido a quebra das cabeças, neste caso somente a troca do cilindro para voltar a funcionar. (Dica) Observe com uma lupa se não existe fiapos de algodão no gap das cabeças, tente remover com uma pinça e refaça a limpeza do cilindro como mencionado no texto.

  8. Fico muito contente que ainda existe pessoas que compartilham informações e eu como sou muito curioso desde de moleque e aproveitando o momento gostaria de saber como funciona o backup do relógio de um videocassete. Pois tenho um videocassete e o relógio permanece por 12 horas na falta de energia elétrica retomando as horas certas, se não há nenhuma bateria como em outros aparelhos.

    1. Marcos Antonio, Tudo depende do modelo e do fabricante, existe modelos (mais antigos) que possuem a tradicional pilha de 3V (igual a pilha de backup dos micros) soldada na placa, o mais comum é a existência de um capacitor eletrolítico especial de alta capacitância e baixa voltagem, que mantém energizado o circuito do relógio por vários dias, mantendo assim a hora e sua programação salva. Quando conectado na energia o capacitor se mantém carregado, na falta de energia o capacitor passa a alimentar o circuito do relógio, descarregando-se lentamente, o consumo do relógio é baixíssimo, deste modo consegue se manter em funcionamento por vários dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *